Smaller Default Larger

HISTÓRIA

O povoado do Leite teve início antes de 1822, quando se tem relatos do surgimento das primeiras casas. Muitas pessoas que não buscavam atividades na mineração vieram para Santo Antônio com intuito de trabalhar no campo para plantar ou criar gado, visto que Santo António do Leite possui terras muito férteis, que podemos observar nos dias de hoje nos quintais árvores frutíferas com jardins da roça repleto de margaridas, hortênsias, etc. Muitos escravos alforriados foram também se alojando aos poucos no local.

O povoado do Leite teve início antes de 1822, quando se tem relatos do surgimento das primeiras casas. Muitas pessoas que não buscavam atividades na mineração vieram para Santo Antônio com intuito de trabalhar no campo para plantar ou criar gado, visto que Santo António do Leite possui terras muito férteis, que podemos observar nos dias de hoje nos quintais árvores frutíferas com jardins da roça repleto de margaridas, hortênsias, etc. Muitos escravos alforriados foram também se alojando aos poucos no local.

ORIGEM DO NOME

Santo Antônio do Leite como nós conhecemos hoje nem sempre teve esse nome. O primeiro nome do distrito foi Leite, devido ser uma das primeiras regiões a produzir leite com abundância e atrair os soldados da cavalaria de Cachoeira do Campo. Os soldados, que faziam muitas atividades físicas, descobriram uma fazenda de leite e começaram a frequentá-la todos os dias. Eles deram o nome a fazenda de leite. Com o tempo essa notícia chegou a Ouro Preto e a partir daí o nome Leite ficou consagrado.

O nome Santo Antônio se deve a um homem vindo de Portugal. Seu nome era Antônio Gonçalves do Sacramento, devoto de Santo Antônio, seu conterrâneo português. Antônio Gonçalves do Sacramento resolve fazer uma homenagem a seu santo construindo uma igreja no distrito para seu santo.

Antônio Gonçalves motivado e decidido na sua missão saiu em busca de donativos para construção da igreja. Contudo o destino de Antônio Gonçalves o leva a Catas Altas da Noruega, região localizada a 42 km de Lafaiete, onde Antônio Gonçalves veio a falecer. Essa notícia abalou os moradores do distrito, mas que ao mesmo tempo abraçaram a idéia do Sacramento e deram seqüência a este nobre projeto concluindo assim a primeira capela de Santo Antônio que se torna o padroeiro do distrito e o completa do nome Santo Antônio do Leite. Santo Antônio do Leite tem hoje 86 anos de história como distrito.

REGIÕES ANTIGAS

No século XVIII o território de Santo Antônio do Leite era dividido em basicamente quatro macros regiões. A primeira delas era a fazenda do Bananal. Nesta fazenda existia uma casa muito grande situada atualmente bem no centro do distrito. Essa propriedade pertence à Júlia Santos, mas ela já pertenceu a Padre Vital, um vigário de Ouro Preto.

A segunda fazenda é a fazenda da Boa Vista, essa fazenda tinha uma grande extensão territorial e pertenceu, por volta de 1840, ao fundador da capela de Santo Antônio, o senhor Antônio Gonçalves do Sacramento.

A terceira fazenda, a Ribeirão, uma das mais antigas do distrito, estava situada pouco abaixo dos rios Sardinha e Manga, próxima do atual distrito de Engenheiro Correia.

A quarta fazenda é a do Catete, próxima a capela de Santa Luzia. Atualmente é possível encontrar vestígios dessa fazenda como muros de pedra.

REGIÕES ATUAIS

Atualmente, as principais regiões do distrito de Santo Antônio são:

Centro: É a região central do distrito juntamente com a região da chapada. Concentra a maior parte de população. Resume-se a basicamente duas ruas, a rua Pedro Gonçalves da Silva e a rua de Baixo.

Catete: Foi o nome escolhido para a primeira fazenda do distrito. Nesta região estão construídas as capelas de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Conceição.

Gouveia: A região ganhou esse nome em homenagem a um morador, o senhor José Gouveia, pessoa muito influente na região. Nessa região se encontra a capela de São José do Gouveia.

Passagem: Região pouco povoada. Foi a primeira ligação do distrito de Santo Antônio do Leite com o distrito do Cachoeira do Campo. Nela se encontra a capela da Passagem, onde todo ano é celebrada a missa do dia 31 de dezembro para 1 de janeiro.

Chapada: Tem esse nome devido sua característica geológica, situando-se acima de 600 metros de altitude. Em sua parte superior têm um local que é chamado alto do cruzeiro, que possui uma das melhores vistas do distrito.

Boa Vista: Esse nome se deu porque viajantes que vinham da região de Engenheiro Correia ficavam encantados com as belas paisagens e exclamavam: "Que boa vista!".

Dumba: É uma região pouco habitada, mas que no século XVIII formou uma vila de escravos que ganharam a liberdade ou fugiram de fazendas.

Cumbe: É uma região pouco povoada com grandes fazendas. Dos mirantes do salto e do gavião é possível avistar o Cumbe.

Bumbaça: Atualmente é uma região de campo e pouco povoada.

Novidades

J P INVESTIMENTOS.

              

            ouro ville residencial.

 A corrida do Ouro recomeçou!

Você,e e sua família e  amigos estão convidados a conhecer,em Santo Antônio do Leite o mais cobiçado e valorizado condomínio fechado de Minas Gerais.Oportunidade de investimento com plano de pagamento facilitado!

Representante:

Juliano  Sacramento

 F: 99911-9159\99195-9159

julianopereirasacramento@gmail.com

 

Eventos

 

Eventos Em Santo Antônio Do Leite.

Nenhum evento cadastrado até o momento.

Dicas Ambientais

Rio Mango:

Nasce no alto da Serra do catete. E o principal afluente do rio das velhas! Cuidar desse rio é pensar nas futuras gerações! 

 

Previsão do Tempo










                                                                                      Seu Negócio pelo Mundo.