Smaller Default Larger

Santo Antonio do Leite: O Santo Casamenteiro

Santo Antônio é considerado um santo casamenteiro.

Nascido em Lisboa por volta do ano de 1195, o santo sempre teve um ímpeto por evangelizar famílias com as verdades sobre o amor trazidas pelo evangelho e, não à toa, recebeu da igreja o título oficial de Padroeiro das Famílias.

Mas um fato específico desencadeou a crença de que o santo era capaz de tornar realidade o sonho de se casar. Uma jovem muito pobre pediu a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento devido a baixa condição financeira. Sua família não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas para a cerimônia e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse, pois receberia as doações e a solidariedade necessária para a realização do casamento. Passados alguns dias, a mulher recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu se casar.

Esse fato fez com que percorresse pelo mundo inteiro a ideia de que Santo Antônio “arranjava” casamentos.

O frei acrescenta ainda que há muitos fatos extraordinários na vida de Santo Antônio e que por isso, a igreja reconhece o poder de Deus através da mediação do santo. “É como se fosse um gesto de confiança de Deus, diante da sensibilidade de Santo Antônio para com as pessoas. Não é o santo que alcança a graça, mas é ele que intercede pelos pedidos do homem, diante do Pai”, afirmou o Frei Turra.

No Brasil, onde o santo tem muitos devotos, é também frequentemente reverenciado como Santo Antônio, o Casamenteiro. O arraial de Santo Antônio do Leite, no Estado de Minas Gerais, Brasil, tem em sua igreja uma imagem de Santo António de Lisboa, trazida de Portugal em finais do século XVII.

Santo Antônio do Leite

A paroquia de Santo Antônio já foram realizados centenas de casamentos. O primeiro casamento oficial de Santo Antônio do Leite foi realizadono início do séculoXVIIIe o ultimo pode estar aontecendo nesse momento. Já tivemos casamentos marcantes, históricos e até de celebridades.

Santo Antônio do Leite tem se tornado um distrito muito procurado por casais que pretende se casar além de toda tradição ligada ao Santo Casamenteiro. Santo Antônio oferece espaços eventos de alto padrão, hospedagem como hotéis, pousadas casas para alugar para atender amigos e familiares dos noivos. Venha Case em Santo Antônio do Leite e marque para sempre sua história.

Casamento da Miss Mundo (2009)

O distrito, foi palco da cerimônia de casamento da Miss Mundo Luciana Bertolini e do apresentador de TV Maurício Marchini.

A cerimônia religiosa aconteceu no dia 3 de março de 2009, no maravilhoso Ville Real Hotel. Localizado no centro do distrito. Santo Antônio Do Leite o hotel tem a sua recepção em um casarão de 1850 totalmente preservado, que foi sede da Fazenda Bananal no centro desse belo e tranquilo distrito. O Ville Real inspira romantismo e proporciona aos seus hóspedes um ambiente histórico e cultural, além do contato com a natureza e a melhor culinária da região.

A mineira Luciana Bertolini representou Roraima no Miss Mundo Brasil 2009, quando foi eleita a mulher mais linda do país. No Miss Mundo, competindo com candidatas de 115 países, foi classificada entre as 15 semifinalistas. O concurso aconteceu na África do Sul. Luciana é irmã de Adriana Reis, Miss Mundo Brasil 1998 e também semifinalista do Miss Mundo naquele ano.

Casamento das Três Irmãs (1976)

No ano de 1976 foi realizado um triplo casamento as três irmãs Eliana Auxiliadora Pereira do sacramento e suas irmãs Rosa Maria Pereira e Gloria Maria Pereira do Sacramento se casaram na matriz de Santo Antônio. As pessoas que estiveram presentes nessa cerimonia contam que foi o casamento com a maior repercussão do distrito.

O sogro de uma das noivas, o senhor Ilson Chagas do Sacramento, como tradição nas décadas passadas abateu 3 cabeças de gado do seu rebanho para celebrar o triplo casamento.